Brasil registra 4.507 casos confirmados de sarampo
27/09/2019 05:38 em SAÚDE

Os casos foram registrados em 19 estados, nos últimos 90 dias. Isso é o que revela o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

O Brasil registrou 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados, nos últimos 90 dias. Isso é o que revela o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Agora, o Ceará e a Paraíba passam a fazer parte da lista de estados com transmissão ativa da doença. Apesar disso, mais de 97% dos casos foram registros em 168 municípios de São Paulo. Para combater a doença, o Ministério da Saúde aumentou o número de doses compradas da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para 2019 e 2020, passando de 30 milhões para mais de 65 milhões de doses. Isso representa a maior distribuição de tríplice viral feita pelo Brasil nos últimos dez anos. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kléber, explica como funciona a estratégia de distribuição dessas vacinas.  

“Nós temos uma vacinação chamada ‘vacina de rotina’ que adora estão sendo mantidas. Desde o início a gente tem mantido as doses de rotina. A ‘extra rotina’ nós enviamos doses adicionais justamente para a campanha. Então para cada Estado, de acordo com o número de suscetíveis ou de pessoas que baseado nos estudos necessitam de vacinação, nós temos mandado doses adicionais”.

Durante a divulgação do boletim de sarampo, o Ministério da Saúde divulgou, também, a edição especial do Boletim Epidemiológico SVS 16 anos, que revela à população brasileira como a vigilância em Saúde está presente no dia a dia das pessoas, além de mostrar dados de doenças como dengue e sarampo. Esse material pode ser acessado pelo site saúde.gov.br.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!