Offline
Quais são os 8 remédios naturais e para que servem?
Por Administrador
Publicado em 18/04/2025 21:17 • Atualizado 18/04/2025 21:18
SAÚDE

Por elimendonca

Os adventistas do sétimo dia são conhecidos, há mais de um século, por sua preocupação com a saúde de maneira integral e preventiva. E por que uma religião se envolve em temas de saúde? Os adventistas acreditam que tudo aquilo que afeta o corpo também afeta a mente, que tem sua sede no corpo e vai facilitar ou dificultar a comunicação com os seres celestiais. Religião é justamente isso (vem de religare, do latim), ou seja, essa ligação.

Por isso, a Igreja desenvolve seus projetos de saúde por meio de três frentes bem definidas: instituições de saúde (clínicas, hospitais e centros de vida saudável com viés de prevenção), ampla produção de literatura sobre o tema (publica vários livros anualmente a respeito de como ter uma vida mais saudável) e por meio de cursos, seminários, palestras, workshops e eventos práticos onde ensina como as pessoas podem ter qualidade de vida.

A base de todo esse movimento é o reconhecimento da existência de oito remédios naturais, gratuitos, disponíveis a todas as pessoas. São oito princípios gerais de como desenvolver e manter uma vida melhor no âmbito físico, emocional e espiritual. Para os adventistas, conforme Romanos 12:1 e 2, a qualidade de vida não deve ser buscada apenas para longevidade ou bem-estar momentâneo, mas por conta de uma bem sucedida relação entre a criatura e o Criador e Originador da vida.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Romanos 12:1,2

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

1 - Alimentação saudável

Estatísticas mundiais mostram que 2,1 bilhões de pessoas são obesas ou possuem sobrepeso, o que representa 30% da população mundial. Entre crianças e adolescentes, a obesidade também cresceu. Nos países desenvolvidos, em 2013, 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas apresentavam obesidade e, nos países em desenvolvimento, esse índice é de 12,9& para meninos e 13,4% para meninas. As conclusões são de uma pesquisa do Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde, da Universidade de Washington, nos EUA, com 188 países, incluindo o Brasil.

O que é nutrição?

“Alimentação natural é aquela que é acessível e não é cara, valoriza a variedade, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente”

 

Benefícios

A alimentação completa variada evita: diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, que, em conjunto, estão entre as principais causas de incapacidade e morte no Brasil.

 

Recomendações
  • Fazer de alimentos In Natura ou minimamente processados, a base da alimentação, limitando o uso de alimentos processados (conservas, compotas, pães e queijos);
  • Evitar o consumo de alimentos ultra processados (biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo etc.);
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, em companhia de familiares e/ou amigos, evitando redes de fast foods;

Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propaganda.

Importante

"Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos... "

"Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação”. (Hipócrates)

 “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”

 

 

2 – Injestão de água

A água é vital para o ser humano e representa cerca de 60% do peso de um adulto e, no caso dos bebês, 70%. A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente naquilo que se elimina como suor e lágrimas, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. É responsável por 20% dos ossos e a recomendação comum é da ingestão de, no mínimo, 2 litros e meio por dia. Para gerar 1 litro de urina, os rins processam cerca de mil litros de sangue.

Benefícios

A ingestão hídrica é um hábito nutricional considerado essencial para o ótimo funcionamento fisiológico do corpo humano.

O aumento da ingestão diária de água poderia proporcionar diversos benefícios à saúde.

O aumento da ingestão hídrica pode diminuir as recorrências de cálculos renais.

“... A água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. Seu uso devido promove a saúde. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença”.

Recomendações

·         A desidratação pode causar distúrbios nas atividades da pessoa (físicas ou cognitivas) ou nas funções de qualquer sistema do organismo, como o sistema renal ou cardiovascular, ou alterar o metabolismo (obesidade e diabetes).

Portanto, de acordo com Guimarães, a quantidade de água a ser ingerida deve ser feita de acordo com o cálculo da multiplicação de 35ml de água a cada 1Kg de peso, ou 4 a 6 copos de água no mínimo.

 

 

 

3 – Ar puro

O ar que respiramos contém oxigênio. As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. As células vermelhas do sangue, portanto, transportam o dióxido de carbono de volta para os pulmões. Quando nós expiramos, o gás carbônico é expulso com o ar pobre em oxigênio.

Benefícios

“O efeito do ar puro e fresco é fazer com que o sangue circule de maneira saudável através do organismo, purificando-o. Ele refresca o corpo e tende a comunicar-lhe força e saúde, ao mesmo tempo em que sua influência é claramente sentida sobre a mente, comunicando um certo grau de calma e serenidade”.

Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e faz mais perfeita a digestão, o que conduz a um sono profundo e tranquilo.

Recomendação

Evitar lugares onde a poluição do ar é alta

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que 99% da população mundial vive em locais onde os níveis de qualidade do ar excedem os limites da qualidade recomendada pela OMS.
  • Quanto mais baixos forem os níveis de poluição do ar, melhor será a saúde cardiovascular e respiratória da população, tanto em longo como em curto prazo.
  • A poluição do ar aumenta o risco de alterações genéticas.
  • A má qualidade do ar interior causa efeitos negativos na saúde humana: doenças cardiopulmonares, câncer de pulmão e diabetes tipo 2, além de reduzir a expectativa de vida da população global.

 

4 – Luz solar

Na dose certa, a luz solar é uma das grandes aliadas da saúde não apenas da mente, como também do corpo. Pesquisas já revelaram o papel fundamental na produção de vitamina D, responsável pelo bom funcionamento do organismo. Sua principal atuação está relacionada ao metabolismo do cálcio, item essencial na prevenção de doenças como osteoporose e raquitismo.

A chamada depressão sazonal é causada por longos períodos sem sol. Regulado pelo ciclo de luz e sombra, o funcionamento do corpo pode ser comprometido caso haja desequilíbrio entre esses dois elementos. Pesquisa publicada na revista científica The Lancet – especializada em oncologia, neurologia e doenças infecciosas – revelou que as mudanças de luminosidade ao longo do ano alteram os níveis de algumas substâncias produzidas pelo cérebro, entre elas a serotonina.

Benefícios
  • A luz solar promove a síntese e aproveitamento da vitamina D;
  • A vitamina D auxilia nas funções biológicas, cerebrais e cognitivas;
  • A luz solar melhora o humor e combate a depressão;
  • A luz solar promove a auto-regulação corporal – influencia na produção de hormônios.
Cuidados com exposição excessiva ao sol
Recomendação
  • Sempre que possível se expor ao sol pelo menos 15 a 20 min/dia;
  • Utilizar óculos escuros, chapéu e roupas leves ao se expor demoradamente ao sol;
  • Usar protetor solar 20 min antes da exposição demorada ao sol e reaplicação a cada 2 horas. A ausência do filtro solar em exposições demoradas causa foto envelhecimento e câncer.
  • Se você não tem pele sensível e não toma medicamentos que causam fotossensibilidade, tome pelo menos 15 a 20 minutos de sol por dia entre as 10 e as 15 horas, nos braços e pernas, sem uso de protetor solar.
  • Os efeitos da exposição solar são potencializados se houver combinação com exercício físico e ar puro.
  • Para os que têm maior sensibilidade, recomenda-se tomar sol antes das 10 e depois das 15 horas.
Importante

“... a alegre luz do solar, as belas flores e árvores, os belos pomares e vinhas e o exercício ao ar livre nessa atmosfera são transmissores de saúde – o elixir da vida”.

 

5 – Exercício físico

Estudos demonstram a importância dos exercícios físicos como fator que ajuda na terapia e medicação para melhora de sintomas depressivos. Uma das maiores análises de artigos científicos sobre o assunto, que levou em conta 25 pesquisas, identificou que o exercício produziu efeitos clínicos marcantes contra a depressão.

O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Qualquer atividade física em que haja gasto de energia e aumento do metabolismo, seja ela ocupacional (subir escadas, carregar um pacote, fazer compras, lavar o carro, varrer a casa), seja formal (pedalar, nadar, dançar, caminhar, correr), é levada em conta para gasto calórico diário da pessoa.

Benefícios
  • Redução de Hipertensão, Diabetes e Obesidade
  • Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Melhora a flexibilidade corporal, reduzindo quedas;
  • Diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares;
  • Reduz o risco de pelo menos 11 tipos de câncer de cólon e de mamas e depressão;
  • Redução e alívio de depressão e ansiedade;
  • Reduz o colesterol
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Aumenta a saúde óssea e funcional.
Recomendação:

150 - 300 minutos de atividade moderada durante a semana e 75-150 minutos de atividade intensa e vigorosa.

Importante

·         “O cérebro se torna morbidamente excitado quando em atividade constante, enquanto o sistema muscular se enfraquece por falta de exercício físico. Tanto quanto possível, deve-se preservar a harmonia entre as faculdades físicas e mentais. Isto é necessário para a saúde do organismo todo”.

 

 

6 – Repouso

Pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.

Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos do que o necessário.

DESCANSO
Benefícios
  • O sono regular influencia positivamente nos processos fisiológicos, na saúde mental e emocional.
Recomendações
  • Reservar de 7 a 8 horas diárias para dormir.
  • Procurar especialistas para identificar as causas da insônia, que podem ser: sobrecarga de trabalho, rotina intensa de afazeres, estresse e o uso de tecnologias próximo ao horário de dormir.
  • Promover as condições necessárias para dormir bem.
Alterações relacionadas ao sono

efeitos sobre os sistemas metabólico-hormonal, reprodutivo, cognitivo e psicológico, levando a alterações do Índice de Massa Corpórea (IMC), obesidade e aumento do risco de doenças cardiovasculares, gastrointestinais e endócrinas, como o Diabetes Mellitus (DM), fadiga, sonolência diurna, irritabilidade, alterações de humor, perda da memória recente, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. A longo prazo, há consequências como vigor físico e tônus muscular diminuído, envelhecimento precoce e comprometimento do sistema imunológico. Além disso, sintomas de ansiedade, depressão e estresse também poder ser desencadeados.

Importante
  • Uma melhor saúde mental e física mediada pelas variáveis coping religioso, apoio social, dieta e exercício foram associadas ao descanso semanal do sábado em uma pesquisa.
  • “Ao dar o sábado como dia reservado ao descanso, Deus considerou a saúde espiritual e física do homem”.
“Em paz me deito e logo pego no sono porque só tu Senhor me fazes repousar em segurança.” Salmos 4:8

 

7 – Temperança

Uma pesquisa divulgada em abril de 2014 mostrou o ranking dos dez países com o melhor desempenho nos indicadores do Índice de Progresso Social (IPS), novo instrumento que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. Entre os dez países melhor colocados, todos da América do Norte, Europa e Oceania. Embora seja interessante, esse indicador mostra basicamente questões estruturais ambientais que afetam a vida das pessoas, mas não é tudo. O indicador não reflete necessariamente uma vida temperante das pessoas, que é algo mais amplo e depende de um fator muito importante: a moderação naquilo que é saudável e comprovadamente bom à saúde.

Conceito

“... evitar inteiramente o que é prejudicial, e usar com sabedoria o que é saudável e nutritivo”.

Benefícios
Evita a obesidade

No Brasil, aproximadamente 60% dos indivíduos adultos já têm excesso de peso, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Evita outras doenças relacionadas ao tabagismo tais como:

Doenças cardiopulmonares, diabetes mellitus, doenças bucais e sistêmicas, além do câncer e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

No Brasil, 33,8% dos adolescentes em fase escolar, experimentaram o uso de cigarro antes dos 12 anos de idade, aumentando a probabilidade da dependência à nicotina.

Evita mortes prematuras (Álcool)

Cirrose hepática e a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) –, até doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a diabetes e a hipertensão.

Importante

“Nosso perigo não é o da escassez, mas da abundância“.

“Alguns se tornam doentes com o excesso de trabalho. Para esses, o descanso, a libertação do cuidado e um regime reduzido são essenciais à restauração da saúde”.

“O único remédio para o vício é a graça e o poder de Cristo”.

 

 

8 – Confiança em Deus

 

Conforme o psiquiatra Harold Koenig, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, há pesquisas que comprovam a relação entre religião e saúde. Koenig, que se dedica há 28 anos para essa área de estudos, afirma que o impacto da religiosidade na sobrevida das pessoas seja algo em torno de 35%. Ele destaca três fatores que influenciam a saúde de quem pratica uma religião: as crenças e o significado dessas crenças atribuídos à vida; o apoio social obtido e o impacto que a religião tem na adoção de hábitos mais saudáveis.

Benefícios
  • Melhor saúde física, mental e comportamental
  • Melhor qualidade de vida relacionada à saúde
  • Menores níveis de ansiedade e depressão;
  • Melhor enfrentamento em situações difíceis, luto e relações interpessoais;
  • Maior longevidade com qualidade de vida
  • Melhor estilo de vida
Recomendação

“A união com Deus é tudo. O que os médicos tentam fazer, Cristo realiza no sentido mais completo. O médico trabalha com ardor para prolongar a vida. Cristo é o doador da vida”.

“A religião de Cristo, bem longe de causar loucura, é um de seus mais eficazes remédios; é poderoso calmante nervoso”.

 

Importante

“Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”. Mat 11:28.  “Aí se encontra a receita para a cura de todos os que se acham enfermos mental, física e espiritualmente...”

“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”. Prov.:17:22.

Comentários

Chat Online