Os adventistas do sétimo dia são conhecidos, há mais de um século, por sua preocupação com a saúde de maneira integral e preventiva. E por que uma religião se envolve em temas de saúde? Os adventistas acreditam que tudo aquilo que afeta o corpo também afeta a mente, que tem sua sede no corpo e vai facilitar ou dificultar a comunicação com os seres celestiais. Religião é justamente isso (vem de religare, do latim), ou seja, essa ligação.
Por isso, a Igreja desenvolve seus projetos de saúde por meio de três frentes bem definidas: instituições de saúde (clínicas, hospitais e centros de vida saudável com viés de prevenção), ampla produção de literatura sobre o tema (publica vários livros anualmente a respeito de como ter uma vida mais saudável) e por meio de cursos, seminários, palestras, workshops e eventos práticos onde ensina como as pessoas podem ter qualidade de vida.
A base de todo esse movimento é o reconhecimento da existência de oito remédios naturais, gratuitos, disponíveis a todas as pessoas. São oito princípios gerais de como desenvolver e manter uma vida melhor no âmbito físico, emocional e espiritual. Para os adventistas, conforme Romanos 12:1 e 2, a qualidade de vida não deve ser buscada apenas para longevidade ou bem-estar momentâneo, mas por conta de uma bem sucedida relação entre a criatura e o Criador e Originador da vida.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:1,2
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.
1 - Alimentação saudável
Estatísticas mundiais mostram que 2,1 bilhões de pessoas são obesas ou possuem sobrepeso, o que representa 30% da população mundial. Entre crianças e adolescentes, a obesidade também cresceu. Nos países desenvolvidos, em 2013, 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas apresentavam obesidade e, nos países em desenvolvimento, esse índice é de 12,9& para meninos e 13,4% para meninas. As conclusões são de uma pesquisa do Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde, da Universidade de Washington, nos EUA, com 188 países, incluindo o Brasil.
O que é nutrição?
“Alimentação natural é aquela que é acessível e não é cara, valoriza a variedade, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente”
Benefícios
A alimentação completa e variada evita: diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, que, em conjunto, estão entre as principais causas de incapacidade e morte no Brasil.
Recomendações
Fazer de alimentos In Natura ou minimamente processados, a base da alimentação, limitando o uso de alimentos processados (conservas, compotas, pães e queijos);
Evitar o consumo de alimentos ultra processados (biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo etc.);
Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, em companhia de familiares e/ou amigos, evitando redes de fast foods;
Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propaganda.
Importante
"Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos... "
"Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação”. (Hipócrates)
“VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”
2 – Injestão de água
A água é vital para o ser humano e representa cerca de 60% do peso de um adulto e, no caso dos bebês, 70%. A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente naquilo que se elimina como suor e lágrimas, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. É responsável por 20% dos ossos e a recomendação comum é da ingestão de, no mínimo, 2 litros e meio por dia. Para gerar 1 litro de urina, os rins processam cerca de mil litros de sangue.
Benefícios
A ingestão hídrica é um hábito nutricional considerado essencial para o ótimo funcionamento fisiológico do corpo humano.
O aumento da ingestão diária de água poderia proporcionar diversos benefícios à saúde.
O aumento da ingestão hídrica pode diminuir as recorrências de cálculos renais.
“... A água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. Seu uso devido promove a saúde. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença”.
Recomendações
·A desidratação pode causar distúrbios nas atividades da pessoa (físicas ou cognitivas) ou nas funções de qualquer sistema do organismo, como o sistema renal ou cardiovascular, ou alterar o metabolismo (obesidade e diabetes).
Portanto, de acordo com Guimarães, a quantidade de água a ser ingerida deve ser feita de acordo com o cálculo da multiplicação de 35ml de água a cada 1Kg de peso, ou 4 a 6 copos de água no mínimo.