Educação Adventista fortalece movimento e amplia alcance da causa solidária
Por Ariane Brasil
Anualmente vidas femininas tem recebido suporte e encorajamento através de ações como o Desafio Superação. Foto: Centro de Mídia AES.
A manhã de domingo, nublada em Morada de Laranjeiras, Serra-ES, não impediu um grupo de pessoas a participar da corrida em prol da saúde feminina. Na 5ª edição do Desafio Superação, promovido pela Associação Espírito Santense, parte das inscrições foi destinada à Associação de Apoio no Combate ao Câncer (AACC). A mobilização envolveu mais de 15 localidades no centro-norte do Espírito Santo. A líder do Ministério da Mulher, Giselli de Sá, destacou a parceria com o Colégio Adventista de Laranjeiras e o Ministério da Saúde, liderado pelo Pr. José Nilton, que permitiu alcançar um número ainda maior de participantes e conscientizar a população sobre essa causa vital.
O Desafio SuperAção 2024, realizado neste domingo (20), teve como principal objetivo mobilizar a sociedade na luta contra o câncer de mama, que segue como o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de aproximadamente 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025, o que reforça a importância de ações preventivas e de conscientização.
Inspirando Superação
Em Colatina, cerca de 400 pessoas participaram do evento na Avenida Beira Rio, no centro da cidade. Os inscritos puderam escolher entre corrida, caminhada e ciclismo. Valdemir Moura, um dos participantes, compartilhou sua história de superação: “O ciclismo me ajudou a sair de uma fase difícil. Precisei passar por uma cirurgia e fiquei sem andar, mas foi o ciclismo que me deu forças para me reerguer. Participar desse desafio é uma gratidão, porque realmente foi uma superação vencer o percurso”.
Desde 2020, mais de 70 mil pessoas já participaram do Desafio Superação. Embora o foco principal seja o apoio à campanha Outubro Rosa e a luta contra o câncer de mama, a ação tem contado com a adesão de homens e crianças, que se unem em apoio à causa, demonstrando solidariedade e incentivo à saúde feminina.
O Desafio Superação, ano após ano, continua a transformar vidas, reunindo esporte, conscientização e solidariedade em um movimento que faz a diferença.