Offline
Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados
10/05/2021 06:48 em SAÚDE

Publicado em 09/05/2021 - 09:43 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

 

Com números ainda muito altos, a pandemia segue no país com muitas restrições em alguns estados, e em outros, com algumas flexibilizações, pelo menos até o início desta semana.

 

Na Bahia, por exemplo, o governo decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas entre 21h e 5h, até o dia 10 de maio. A realização de shows e festas também continua proibida.

 

O Maranhão, no entanto, já começou liberar algumas atividades. Anunciadas nessa sexta-feira (7), novas medidas liberam, a partir de segunda-feira (10), eventos com até 50 pessoas. Estão autorizados a partir de 15 de maio, apresentações de música ao vivo e, a partir do dia 17, eventos com até 100 pessoas. Já  ocupação de 50% da capacidade nas igrejas e na administração pública estadual continua valendo até o dia 24 de maio.

 

No Ceará, o governo decidiu manter medidas de combate à pandemia, pelo menos até o dia 16 de maio. A flexibilização das atividades não essenciais no Ceará continua em ritmo mais lento, com liberação parcial do comércio de rua e de shoppings, tanto durante a semana quanto no fim de semana.

 

Em Boa Vista, Roraima, a prefeitura fez uma atualização do decreto municipal com a proibição de vendas de bebidas alcoólicas no sistema delivery da meia-noite às 5h. No entanto, a prefeitura ampliou o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passa a ser das 5h até meia-noite.

 

Em São Paulo houve nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais duas semanas, até o próximo dia 23. O estado continua registrando redução gradual nos indicadores de casos, internações e mortes por covid-19. A partir desses dados, o governo resolveu estender por mais uma hora o expediente de atendimento presencial, e com limitação de 30% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

 

Em Minas Gerais, o pedido foi para que, neste domingo de Dia das Mães (9), a população evite aglomerações e proteja os entes queridos. O secretário estadual da Saúde, o médico Fábio Baccheretti, pediu, em coletiva nessa sexta-feira (7), que a população não aglomere e mantenha todos os cuidados no Dia das Mães, evitando um novo pico da doença.

Edição: Raquel Mariano/Naitê Almeida

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!