Projetos da ADRA garantem alimentos em meio à crise
24/04/2020 19:35 em Religião

Iniciativas atendem grupos vulneráveis durante o período de isolamento devido à Covid-19

 

Por Silvia Tapia, ADRA Brasil

 

A orientação de ficar em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus está sendo acatada na maioria de Estados do Brasil. Embora necessária, a medida afeta os 40 milhões de brasileiros atuantes no mercado informal, que viram sua renda principal cair abruptamente após o isolamento. Muitas famílias estão sem ter o que comer, situação que as coloca dentro do grupo vulnerável.

 

Há ainda quem não pode acatar as medidas de confinamento, pois mora nas ruas. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) já desenvolvia projetos com esses dois públicos antes mesmo da chegada da Covid-19.

 

No entanto, ela precisou reformular algumas estratégias e procedimentos de execução para continuar a oferecer ajuda a esses grupos.

 

Mas a solidariedade está presente em todo o País. A seguir, veja as principais atividades que a

ADRA Brasil tem desenvolvido em alguns Estados. 

 

 

Pará

Para reforçar a importância da forma correta de se lavar as mãos e facilitar a prática entre seus beneficiários, a equipe da ADRA Brasil construiu mais lavatórios dentro dos cinco refúgios que estão sob sua responsabilidade no Pará.

 

Roraima

Os voluntários continuam trabalhando no projeto “Operação Acolhida”, distribuindo marmitas aos moradores de rua na capital Boa Vista. O cardápio dos alimentos entregues foi modificado: agora inclui maior quantidade de vitaminas e proteínas, que fortalecem o sistema imunológico. 

 

Amazonas

Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a ADRA Brasil incrementou o valor mensal doado às famílias de refugiados que acompanha através do projeto Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (CARE). O dinheiro é usado para a compra de alimentos. As famílias também são monitoradas e orientadas sobre questões de prevenção da Covid-19, principalmente quanto à alimentação saudável. 

 

Rio Grande do Norte

Em Natal, os voluntários têm participado ativamente do projeto “Almoço Solidário”. De segunda à sexta, por volta do meio-dia, o grupo se desloca até a comunidade Mãe Luíza. Cumprindo com todas as medidas de segurança e prevenção, a equipe oferece marmitas às famílias necessitadas. No total, são 150 pessoas são assistidas desde o dia 7 de abril.

 

Durante os finais de semana, a mesma equipe entrega marmitas a pessoas em situação de rua como parte do projeto “Jantar Solidário”. Nesse contexto, também entregam água e sabão, além de oferecer orientações sobre como prevenir o coronavírus. Desde 11 de abril, quando a iniciativa teve início, 120 pessoas têm recebido auxílio.

 

Em Fortaleza, os voluntários começaram a oferecer café da manhã e almoço a moradores de rua desde a segunda semana de abril. Até o momento são aproximadamente 120 pessoas atendidas diariamente.

Rio de Janeiro

 

Em parceria com os “Doutores da Esperança”, a equipe da agência humanitária está arrecadando alimentos como parte do projeto “Compartilhe Esperança”. Eles são entregues a famílias carentes nos bairros mais pobres da cidade.

Bahia

 

A carreta da ADRA Brasil já entregou mais de 10 mil marmitas e lavou 5 toneladas de roupa, o que beneficiou aproximadamente mil pessoas em situação de rua no centro de Salvador. 

Brasília e Goiás

 

Nesse território foram arrecadadas sete mil cestas básicas que foram entregues a 6.500 famílias. A iniciativa é parte do projeto “Compartilhe Esperança”.

 

“Nesse momento em que o povo brasileiro está enfrentando inúmeras dificuldades, a ADRA tem se esforçado para continuar realizando ações humanitárias com o apoio de doadores, voluntários e parceiros. Os mais vulneráveis contam conosco. Não podemos deixá-los desamparados”, afirma Fábio Salles, diretor da instituição para o território brasileiro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!