Offline
Metade das reclamações de consumidores são contra serviços bancários e telefônicos
11/03/2020 06:33 em Vida Urbana

Março é o mês do consumidor, mas ele continua sendo desrespeitado. É o caso do publicitário Felipe Rocha. Ele conta que todos os dias recebe a mesma ligação de uma operadora de telefonia.

E reclamações desse tipo só tem crescido, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor - que reúne os registros feitos aos Procons.
 

Foram mais de dois milhões e quinhentos mil atendimentos no ano passado. Desses, 47 vírgula 5 por cento foram contra serviços bancários e telefônicos.

 

O principal problema foi com cobranças, registrando mais de um milhão de notificações. Por conta disso, algumas empresas foram até condenadas, como explica o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Luciano Timm.


Além disso, as reclamações contra empresas aéreas aos Procons mais do que dobraram de 2018 para 2019. O crescimento foi de 125 por cento. Muito em razão das novas cobranças por marcação de assento e por despacho de bagagem, segundo o sindec.


Ainda entre os setores com aumento significativo de demandas, estão o de energia, com alta de 53%, o de saneamento (água e esgoto), com 33% e o de varejo e comércio eletrônico, com quase 30%.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!