Offline
ASSISTÊNCIA: Recursos federais ajudam a comprar cadeiras de rodas no DF
20/08/2019 06:45 em Vida Urbana

As pessoas que vivem no Distrito Federal e tem dificuldade de se locomover, terão uma melhoria na qualidade de vida.

As pessoas que vivem no Distrito Federal e tem dificuldade de se locomover, terão uma melhoria na qualidade de vida. 312 cadeiras de rodas de diferentes modelos e funcionalidade foram entregues nesta segunda-feira a usuários do SUS. Outras 1.645 estão em processo de compra. Nesse primeiro momento, serão atendidos os pacientes tratados em domicilio, cadastrados e avaliados pelo Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Esse é o caso da menina Helena Vitória, uma das beneficiadas. Durante a solenidade que marcou a entrega das cadeiras, a garota se emocionou ao falar da iniciativa.

“Eu me sinto muito feliz com a minha nova cadeira de rodas, que o governo me deu. Me sinto muito grata por estar participando desse evento. Eu me sinto muito feliz por representar todas as crianças que têm limitações”.

Esse reforço foi realizado graças a um repasse de R$ 1.7 milhão do Ministério da Saúde ao Governo do Distrito Federal (GDF) e vai atender a necessidade da população que é assistida pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, falou sobre a importância de um bom gerenciamento das políticas públicas que fortalecem o SUS.

“A gente também acredita que o Brasil vai crescer, o Brasil vai arrecadar mais, que os recursos da Saúde vão aumentar e com isso a gente possa, no futuro, de dois anos, três anos, atender a demanda existente. Eu queria, por último, deixar os nossos comprimentos às famílias dessas crianças, dos pacientes que estão aqui recebendo hoje as cadeiras, que nós vamos fazer um esforço para apressar ao máximo o fornecimento de todas essas necessidades que vocês têm”.

Em 2019, o Ministério da Saúde repassou R$ 37 milhões para aquisição de cadeiras de rodas conforme procedimentos estabelecidos na tabela SUS, em todo o país. Dessa forma foram compradas 42 mil e 241 cadeiras de rodas para assistência às pessoas com deficiência em todos os estados e Distrito Federal. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!