Offline
Câmara lança Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e ao Paciente Queimado
05/12/2019 06:24 em Economia

No Brasil, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimadura por ano e aproximadamente 100 mil requerem internação

Repórter  

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras apontam que cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimadura por ano no Brasil e aproximadamente 100 mil requerem internação. Por conta disso, foi lançada, nesta semana, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado.

O grupo de trabalho cuidará de criar um banco de dados epidemiológico, na implantação de políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde, de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial, na ampliação do acesso a tratamentos especializados, na capacitação de profissionais e na construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS.

O presidente da frente parlamentar mista, deputado federal Roberto Lucena (PODE-SP), lembra que milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos.

“Hoje, o número de leitos no Brasil é tão reduzido que chega a ser alarmante. Temos regiões inteiras no Brasil onde não temos um leito para tratamento de queimados. Então, nós temos um desafio enorme. No próximo ano, nós temos uma agenda bastante intensa envolvendo esse tema e nós estaremos trabalhando fortemente para que esta frente parlamentar cumpra o seu papel de não deixar esse assunto ser esquecido no Congresso Nacional”, garantiu.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras já elencou uma série de proposições que vão ser apresentadas ao grupo de trabalho. Dentre elas, estão a avaliação dos Centros de Tratamento de Queimados, verificação do número de leitos, da capacidade em termos de recursos humanos, estrutura física e tecnológica.                     

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!