Offline
4 sintomas menos comuns, mas que também são de Alzheimer
12/02/2024 21:38 em SAÚDE

Reconhecer e compreender esses sintomas menos comuns pode ajudar na identificação precoce da doença

A perda de memória é amplamente reconhecida como um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer. No entanto, existem alguns sinais incomuns que podem alertar sobre o desenvolvimento da condição que prejudica a cognição.

Sintomas menos comuns de Azlheimer

1. Quedas frequentes

A doença de Alzheimer geralmente causa perda da capacidade de reconhecer perigos ou resolver problemas. Além disso, os danos que ocorrem no cérebro afetam regiões que governam o movimento físico.

Os pesquisadores avaliaram 125 idosos quanto à frequência de quedas e descobriram que os idosos experimentaram vários problemas que os levaram a tropeçar e/ou cair.

Os sujeitos foram submetidos a exames de imagem e a equipe de pesquisa encontrou uma correlação direta entre áreas de danos visíveis no cérebro e problemas de queda.

Quando os idosos parecem perder o equilíbrio e caem com frequência, pode ser necessário avaliá-los quanto à possibilidade do aparecimento da doença de Alzheimer.

2. Falha em reconhecer sarcasmo

Muitas vezes, as pessoas podem não reconhecer quando alguém está sendo sarcástico. No entanto, quando os idosos interpretam continuamente mal o sarcasmo como comentários literais ou sérios, pode ser sinal da doença de Alzheimer.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, estudaram idosos com Alzheimer. Durante as avaliações, a equipe descobriu que a doença afeta a região frontotemporal do cérebro, que inclui o hipocampo.

Esta área é responsável pela memória de curto prazo e pela capacidade de compreender e discernir o significado da fala. Como tal, os idosos que muitas vezes não conseguem distinguir a fala inferida podem necessitar de uma avaliação profissional para a presença de disfunção cognitiva.

3. Incapacidade de usar objetos

Não é incomum alguém entrar em uma sala e esquecer por que está ali. Da mesma forma, as pessoas muitas vezes perdem itens e não conseguem lembrar onde foram colocados. No entanto, quando alguém não se lembra mais de como usar itens ou eletrodomésticos comuns do dia a dia, pode estar apresentando os primeiros sinais da doença de Alzheimer.

4. Olhar vazio

Os danos causados ​​pela doença de Alzheimer levam a problemas cognitivos, como a incapacidade de recordar fatos. O dano aos neurônios em várias regiões do cérebro também costuma causar uma incapacidade de estar mentalmente presente no momento.

Assim, os idosos podem parecer intelectualmente vazios e olhar para o nada, o que pode ser uma indicação de condições médicas, como demência.

 

COMENTÁRIOS